top of page

INVENTÁRIO E DIVÓRCIO EXTRAJUDICIAL EM CARTÓRIO

Atualizado: 14 de jul. de 2021

Inventário e divórcio são questões burocráticas e demoradas, o que pode ser pior caso necessite do judiciário para resolução, o que muitos não sabem é que em alguns casos, estes procedimentos podem ser feitos extrajudicialmente em cartórios, o que torna o procedimento mais rápido e menos oneroso.


Por isso, o time de advogados do Portes e Coelho irá explicar os requisitos necessários para entrada com os procedimentos em cartório, sem necessidade de processo judicial.

A Lei 11.441 de 2007 autorizou aos Cartórios de Notas a realização de atos como Inventários e Divórcios, permitindo, porém, somente em casos que:


- Não houver discussão controversa quanto à partilha dos bens deixados pelo falecido em caso de Inventário;


- Não houver discussão controversa quanto à divisão dos bens e estipulação de pensão em caso de Divórcio;


- Não houver menor(es) e nem incapaz(es) entre o(s) herdeiro(s) em caso de Inventário;


- Não houver filho(s) menor(es) ou incapaz(es) do casal no Divórcio.


Além das condições mencionadas acima, a lei exigiu que as partes sejam assistidas por um advogado para que a Escritura de Inventário ou Divórcio lavrada em Cartório tenha validade.


O advogado auxilia na elaboração da minuta dos atos, instrui as partes quanto aos seus direitos e as possibilidades de resolução dos conflitos que houver, bem como, assessora na obtenção dos documentos necessários à realização destes atos.


Apesar das limitações, o procedimento destes atos quando realizados via cartórios são menos burocráticos e assim sendo, ocorrem com mais agilidade que judicialmente.


Nosso escritório tem uma equipe preparada para lhe auxiliar e assistir nestes casos!


Venha nos fazer uma visita, ou nos mande sua dúvida por e-mail ou pelo WhatsApp, nosso atendimento pode ser feito totalmente on-line!


contato@portesecoelho.adv.br


 

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page