top of page

O QUE É "SUCUMBÊNCIA"?

Muitas pessoas quando nos procuram para ingressar com uma ação judicial não sabem como funciona a sucumbência. Por isso, decidimos explorar o tema para melhor conhecimento.

Quando uma causa é perdida, a sucumbência é o valor pago ao advogado da parte contrária pelos serviços prestados naquela ação. Ou seja, honorários, que podem variar de 10% a 20% do valor da causa ou da parte julgada improcedente pelo Juiz.


Portanto, se você perdeu um processo e foi condenada a pagar sucumbência, saiba que isso significa que você terá de arcar com os custos de honorários do advogado da outra parte.



Por isso, é importante que antes de entrar com um processo judicial, você se resguarde de todas provas possíveis para comprovar ao Juiz seu direito, e consulte com seu advogado de confiança as chances de ganho daquela ação diante dos documentos que tem como prova, e julgados de casos similares na justiça.


Importante mencionar que as partes do processo que estão resguardadas pela gratuidade judicial, que já abordamos em tema específico aqui, não precisam pagar honorários de sucumbência por serem isentas por lei.


Qualquer dúvida consulte seu advogado!

Faça seus direitos serem respeitados.


ramon@portesecoelho.adv.br

(11) 5631-1074


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page